A decapagem é utilizada para tratamento de superfície e pintura é o processo de remoção de camadas de tinta e resíduos formadas sobre superfícies metálicas decorrente das altas temperaturas em etapas de fabricação como tratamentos térmicos, soldagem, laminação a quente, pulverização de tinta ou banho e também de óxidos de ferro (ferrugem) formados por exposição do material a ações da natureza por sol e chuva. A decapagem de gancheiras e peças atende diversos mercados de pintura técnica principalmente nos ramos automotivos elétricos.
Pode ser feita através de banho em solução alcalina por imersão a quente, processo decapagem de metais é indicado para a limpeza de gancheiras de pintura e recuperação de peças novas cuja pintura precisa ser removida para retrabalho.
A finalidade da decapagem de metais é remover da superfície do metal tinta, óleo, graxas, sujeiras e ferrugem sem agredir o metal, toda a tinta depositada em sua superfície após a pintura técnica com o princípio elétrico, quando não aceita retoque, para esses casos e irregularidades na pintura é necessário a realização da decapagem de metais por meio química ou pirólise.
O processo de decapagem de metais dissolve os óxidos com o uso de soluções ácidas ou recozimento, às vezes também uma parte do metal é dissolvido, mas esta não é a finalidade do processo. Por isto muitas vezes se usa inibidores para evitar que o metal seja atacado.
A decapagem química de peças é etapa da preparação da superfície metálica que irá receber um revestimento, químico ou eletroquímico, posteriormente. Seus objetivos são os de remover oxidações, carepas de laminação e/ou recozimento, crostas provenientes de fundição e incrustações superficiais (pontos de solda), e o de promover um ataque à superfície de forma a gerar porosidades, de forma controlada, que serão essenciais para a ancoragem dos revestimentos posteriores.
Para a decapagem química de peças pode-se utilizar vários tipos de ácidos (ácido clorídrico também conhecido como muriático, ácido sulfúrico, ácido fluorídrico, ácido fosfórico, ácido nítrico, etc.) e o que definirá qual o melhor a ser usado será o objetivo que se quer obter (remoção e/ou ataque) e o substrato da peça.
Também é comum utilizarmos inibidores de ataque na decapagem química para minimizar, ou até controlar, o ataque ao material base da peça, reduzindo assim o consumo de ácido, garantido o aspecto final da peça por não agredir demasiadamente a superfície, além da redução da fragilização por hidrogênio.
E a fragilização pelo hidrogênio é um aspecto operacional ao qual deve-se ter muita atenção na decapagem química ácida. Essa fragilização ocorre porque o hidrogênio, proveniente do ácido, é liberado na reação e acaba ocludindo parcialmente no metal-base. Esse hidrogênio acarretará em fragilidade a nível molecular.
As principais peças que necessitam desse cuidado são fixadores e itens de segurança, principalmente da indústria automobilística. Para esses itens será solicitado que haja uma etapa, posterior ao revestimento, de eliminação dessa hidrogenia, chamada de desidrogenização das peças, é ela é efetuada através de aquecimento das mesmas em estufa a 200ºC por 3 horas.
A decapagem química em aço inox é um dos processos que mais cresce no ramo industrial, tendo em vista que promove excelentes qualidades para os empreendedores, além de garantir ótimos resultados a médio prazo.
A decapagem química em aço inox é um procedimento de tratamento para as superfícies de aço inox. O procedimento é executado a partir de imersão em tanques que contém mistura química decapante, que é formulado a base de componentes tensoativos balanceados e ácidos, a fim de gerar limpeza ao componente metálico.
Além do processo de imersão, recomendado para peças maiores, a decapagem química em aço inox também pode ser aplicada por meio de vassoura, escovão, trincha ou pincel.
Quando o assunto é tratamento de produtos metálicos, dentre eles a decapagem de peças, cabe ressaltar as principais vantagens e benefícios proporcionados pelo procedimento.
A decapagem de peças, por exemplo, engloba uma série de qualidades muito interessantes, principalmente para o empreendedor que necessita de uma preparação efetiva em seus produtos para obter os melhores resultados em acabamento e estética.
Entre todos os fatores benéficos, é possível ressaltar a remoção de diversos componentes com exímia qualidade. Veja alguns dos principais deles:
Ferrugem;
Resíduos de cimento;
Limo e algas;
Incrustações de solos;
Manchas químicas no geral.
Buscando por uma empresa especializada em decapagem de alta qualidade? Conte conosco da Novo Rumo Cromação!
A Novo Rumo Cromação é uma empresa especializada na prestação de serviços de Cromação e Zincagem de metais.
Fundada em 1999 por Wilson Galves Garcia, profissional com quase 50 anos de experiência no ramo, a empresa possui como seus principais objetivos atender seus clientes com eficiência, qualidade e baixo custo, superando suas expectativas.
Com processos de Cromação e Zincagem, a Novo Rumo Cromação e Zincagem atua em diversos mercados, fornecendo acabamento para peças do setor automotivo, com especialização em automóveis antigos, além de peças para construção civil, móveis em geral, aviação, linha branca e outros.
Também atuam com processos de decapagem, fosfatização, desidrogenização, niquelação e grande atuação em polimento, principalmente em peças automotivas.